Culturas italiana e francesa na escola: uma experiência em Vitória (ES)

Uma das funções da escola básica é a inserção das gerações na cultura. Nas escolas públicas brasileiras, em que a grande maioria do alunado é oriunda das classes mais populares e desprovidas de possibilidades e oportunidades de interação com comunidades além do seu universo restrito, é fundamental que o espaço escolar funcione como um locus de ampliação de horizontes, de partilha de saberes e de abertura ao diverso e ao novo. É geralmente na escola que o(a) jovem tem a oportunidade de aprender a lidar com um mundo globalizado, em que diferentes povos, culturas, olhares e perspectivas se aproximam e convivem no encontro das diferenças.

Foi pensando nisso que criamos o projeto de extensão “Ampliando Horizontes: culturas de língua francesa e de língua italiana ao alcance dos alunos secundaristas”1 cujo objetivo foi levar as culturas francesa e italiana a alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Almirante Barroso, em Vitória (ES).

Nesse sentido, nosso intuito foi o de ampliar os horizontes, de modo que a cultura francesa e a cultura italiana estivessem ao alcance desses alunos. Para tanto, formamos e coordenamos uma equipe de trabalho composta por estudantes do Ensino Médio, por uma professora da escola e por graduandos dos cursos de Letras Português-Francês e Letras Português-Italiano da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Ao longo deste ano, participaram do projeto: Igor Marcolino de Oliveira Barcelos, Luan Machado Mancini, Yasmin Torquato Alves, Lucas Eduardo Toledo, Anna Clara Bandeira Machado e Ryan da Silva Félix Barbosa (alunos secundaristas); Neuza Soares (Professora da Escola Estadual Almirante Barroso; Italo Costermani e Lucas Araújo (graduandos em Letras/Português-Francês/Português-Italiano).

Foto 1 – Primeiro programa de rádio

Como resultado do projeto o grupo produziu, quinzenalmente, um programa de rádio e, mensalmente, um jornal mural cujas temáticas passavam por elementos referentes aos países de língua francesa e italiana por meio do viés literário, musical, artístico, cinematográfico, linguístico etc.

Tais conteúdos foram trabalhados em forma de quiz; resenhas literárias e cinematográficas; opiniões sobre músicas, filmes e livros; relatos de experiência; notas biográficas, bibliografias sobre autores, autoras e artistas; entrevistas com personalidades de interesse para o projeto; bem como aspectos históricos; aspectos interculturais Brasil-França e Brasil-Itália, inclusive tratando da formação multicultural no processo de imigração e transferências culturais para a formação do povo capixaba.

O projeto visou a motivar a participação dos graduandos em um projeto de Extensão e, desse modo, entrar em contato com a realidade escolar ainda durante a graduação. Além disso, objetivamos que todos os agentes envolvidos no processo de sustentação da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade fossem protagonistas nos pilares que promovem a construção e a divulgação do saber produzido na UFES.

Foto 2 – Primeiro jornal mural

A ideia foi estabelecer o diálogo com a sociedade, por meio dos temas relevantes para a educação, para a cidadania, para a formação humana e voltada para uma cultura de paz. Esta ação extensionista pôde em muito contribuir para o fortalecimento dos cursos de Licenciatura Dupla Português e Francês e de Licenciatura Dupla Português e Italiano da UFES.

É mister trabalhar para que a Universidade proporcione não apenas o ensino de idiomas à comunidade, mas que também possibilite o acesso a línguas e culturas que, em geral, não chegam às massas. É preciso que os alunos de escola pública ampliem seus horizontes, suas perspectivas, suas concepções de mundo, algo que só é possível realizar por meio de projetos como este. Vale ressaltar que a comunidade capixaba manifesta imenso interesse pela francofonia e pela cultura italiana. É um direito dos alunos de escola pública também terem acesso a esses conteúdos, reservados na maioria das vezes a uma elite.

1 Este projeto de extensão foi apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFES).

Como citar este artigo (ABNT):

PORSETTE, Igor; PAIXÃO, Grace Alves.  Culturas italiana e francesa na escola: uma experiência em vitória (ES). Observatório do ensino de italiano no Brasil/EIIPIB_virtual [blog]. Publicado em 05 de novembro de 2019. Disponível em: <http://www.eiipib.org/wordpress/?p=1995>. Acesso em: dia mês ano (em que voce acessou o artigo)

Sobre o autor:

Igor Porsette é licenciado em Letras Português e em Letras Italiano pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Fundamentos em Práticas Interdisciplinares pela Faculdade de Educação da UFJF; Mestre e Doutor em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como Professor Adjunto I na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e, na graduação, ministra disciplinas de Língua Italiana, Literatura Italiana, Linguística Aplicada e disciplinas relativas ao Ensino de língua estrangeira.

Sobre a autora:

Grace Alves da Paixão é Bacharel e Licenciada em Letras Português e em Letras Francês pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Doutora pela UFES. Atua como Professora Adjunto II na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e, na graduação, ministra disciplinas de Língua Francesa e Literaturas em Língua Francesa e disciplinas relativas ao Ensino de FLE e estágio. Assessora de Língua Francesa no Núcleo de Línguas da Universidade Federal do Espírito Santo.

 

Esta entrada foi publicada em Esfera pública, observatório do ensino de italiano no Brasil e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.