Estilos e estratégias de aprendizagem

Em meu percurso acadêmico e profissional, desenvolvi vários projetos e iniciativas relacionadas à formação continuada de professores de línguas. Um desses projetos consistiu em um seminário virtual, de minha autoria, a respeito do tema estilos e estratégias de aprendizagem.

O seminário, publicado em 2005, continua atual e aponta para uma preocupação em centralizar o ensino no aprendiz, suas demandas e características, oferecendo-lhe apoio para que desenvolva suas capacidades metacognitivas e se torne mais autônomo em seu processo de aprendizagem.

fonte/smileycreek – CC BY-NC-SA

Trata-se, o seminário, de um percurso de autoformação continuada, a distância, assíncrono, em meio virtual, para professores de idiomas. Além de obter informações sobre o tema, você poderá descobrir quais são os seus estilos predominantes e estratégias de aprendizagem preferidas e obter ferramentas para contemplar esses aspectos em sala de aula, juntamente com seus alunos. 

Acesse o percurso formativo em http://romulosouza.com.br/sla/home.php e aprenda mais sobre estilos e estratégias de aprendizagem! Todas as atividades do seminário estão funcionais!

O site foi elaborado por mim em 2005. Será melhor visualizado no navegador CHROME ou CHROMIUM. Nos demais navegadores, podem ocorrer algumas distorções na layout. Se isso acontecer, fique tranquilo(a)! O conteúdo e as funcionalidades serão os mesmos!

Melhor visualizado nos navegadores CHROME ou CHROMIUM

Dê um feedback! Além de participar das atividades propostas, dê um feedback para mim sobre o percurso formativo em romulosouza@usp.br

Será um grande prazer trocar ideias sobre a proposta do seminário e sobre a questãos dos estilos e estratégias de aprendizagem, sobretudo no campo do ensino de línguas.


Sobre o autor:

Continue lendo

Publicado em autoformação docente, linguistica aplicada | Com a tag , , , | Deixe um comentário

EIIPIB pelo celular e tablet

O EIIPIB_virtual é um congresso de italianistas completamente realizado a distância. As comunicações ocorrem nos canais de chat IRC. Esse canais podem ser acessados não apenas pelo computador, mas também por celuares e tablets!

Ilustração: acesso aos canais IRC pelo celular utilizando o app ANDRO IRC

Para acessar os canais IRC pelo celular ou tablet, recomendamos a utilização do aplicativo ANDRO IRC. Esse app pode ser baixado no Google Play e funciona apenas em dispositivos com sistema operacional Android.

Ilustração: acesso aos canais IRC pelo tablet utilizando o ANDRO IRC

Se você vai apresentar uma comunicação, sugerimos que utilize um computador (desktop ou laptop), pois a digitação será mais fácil e ágil. A participação por meio de celulares e tablets é recomendada para aqueles que pretendem apenas acompanhar as apresentações e, eventualmente, interagir com os participantes das mesas, enviando perguntas e comentários.

Onde baixar o aplicativo

O aplicativo ANDRO IRC pode ser baixado pelo link: http://bit.ly/1duJxOR Alternativamente, você pode acessar o Google Play e procurar o aplicativo pelo nome. Lembre-se que você deve baixá-lo a partir do dispositivo (celuar ou tablet) em que ele será instalado.

Uma vez instalado, siga as instruções de uso! Você deverá informar ao aplicativo o nome das 4 salas em que as apresentações acontecem. São elas:#itasala1,#itasala2,#itasala3,#itasala4

Inclua também a sala de bate papo. Ela está aberta para conversas informais entre os participantes. Sala: #eiipib_caffe

Escolha a rede FREENODE! É la que estão as salas!

Conecte-se!

Publicado em eiipib_virtual | Com a tag , , , | Deixe um comentário