Estilos e estratégias de aprendizagem

Em meu percurso acadêmico e profissional, desenvolvi vários projetos e iniciativas relacionadas à formação continuada de professores de línguas. Um desses projetos consistiu em um seminário virtual, de minha autoria, a respeito do tema estilos e estratégias de aprendizagem.

O seminário, publicado em 2005, continua atual e aponta para uma preocupação em centralizar o ensino no aprendiz, suas demandas e características, oferecendo-lhe apoio para que desenvolva suas capacidades metacognitivas e se torne mais autônomo em seu processo de aprendizagem.

fonte/smileycreek – CC BY-NC-SA

Trata-se, o seminário, de um percurso de autoformação continuada, a distância, assíncrono, em meio virtual, para professores de idiomas. Além de obter informações sobre o tema, você poderá descobrir quais são os seus estilos predominantes e estratégias de aprendizagem preferidas e obter ferramentas para contemplar esses aspectos em sala de aula, juntamente com seus alunos.

Acesse o percurso formativo em http://romulosouza.com.br/sla/home.php e aprenda mais sobre estilos e estratégias de aprendizagem! Todas as atividades do seminário estão funcionais!

O site foi elaborado por mim em 2005. Será melhor visualizado no navegador CHROME ou CHROMIUM. Nos demais navegadores, podem ocorrer algumas distorções na layout. Se isso acontecer, fique tranquilo(a)! O conteúdo e as funcionalidades serão os mesmos!

Melhor visualizado nos navegadores CHROME ou CHROMIUM

Dê um feedback! Além de participar das atividades propostas, dê um feedback para mim sobre o percurso formativo em romulosouza@usp.br

Será um grande prazer trocar ideias sobre a proposta do seminário e sobre a questãos dos estilos e estratégias de aprendizagem, sobretudo no campo do ensino de línguas.


Como citar este artigo (ABNT):

SOUZA, Romulo Francisco de. Estilos e estratégias de aprendizagem. EIIPIB_virtual [blog]. Publicado em 13 abril 2018. Disponível em: <http://www.eiipib.org/wordpress/?p=1419 >. Acesso em: dia mês ano (em que voce acessou o artigo)

Sobre o autor:

Rômulo Souza é residente pós-doutoral PNPD/CAPES junto à FFLCH/USP. Doutor em Língua, Literatura e Cultura Italianas pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor licenciado pleno com habilitação em língua portuguesa e língua italiana pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Letras, com ênfase formação de professores, língua e cultura italianas, português como língua materna, português para estrangeiros, português como língua de acolhimento, ensino de línguas mediado por computador (CALL – Computer Assisted Language Learning – presencial e a distância) e linguística aplicada.

Esta entrada foi publicada em autoformação docente, estilos e estratégias de aprendizagem, formaçao docente, linguistica aplicada e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.